Grandes Mistérios: O Mapa de Piri Reis

O Mistério Em 1929, foi descoberto uma mapa feito de pele de gazela que teria sido desenhando em 1513 pelo almirante turco Piri Reis. Ainda que tosca, a carta...

O Mistério

Em 1929, foi descoberto uma mapa feito de pele de gazela que teria sido desenhando em 1513 pelo almirante turco Piri Reis. Ainda que tosca, a carta trazia detalhes da costa leste sul-americana, o litoral do Brasil  e o litoral oeste da África, até ai nada de espantoso. O que pasmou os pesquisadores foi o desenho da costa ocidental da Antártida, continente que só seria oficialmente descoberto 300 anos depois. Mais que isso, mapeava as regiões de terra firme por trás das gigantescas calotas do mar congelado que as envolvem.

Apaixonado pela cartografia, Piri Reis tinha tanto prestígio junto aos governantes turcos que conseguiu acesso privilegiado à biblioteca Imperial de Constantinopla (atual Istambul), que fora sede do Império Romano do Oriente. Em seus escritos, o almirante admitia ter baseado seu mapa em inúmeras outras cartas, algumas delas datadas do século 4 antes de Cristo. Mesmo que o homem já houvesse navegado na Antártida nessa época fica um mistério: a costa do continente gelado é rodeada  de gelo há milhares de anos e não havia meios de se descobrir o que havia por trás dessa camada.

Grandes Mistérios - O Mapa de Piri Reis

“O Mapa do Mundo”. Feito em 1513 pelo almirante Turco. Apenas metade do mapa original sobreviveu ao tempo e está à mostra no Museu Topkapi em Istambul. O mapa sintetiza informações de 20 outros mapas, incluindo um feito por Cristovão Colombo do Novo Mundo.

Na foto: Comparação entre o fragmento sobrevivente do Mapa de Piri Reis com a costa sul-americana.

Comparação entre o fragmento sobrevivente do Mapa de Piri Reis com a costa sul-americana.

  • Hadji Muhiddin Piri Ibn Hadji Mehmed, mais conhecido como “Piri Reis” nasceu na Província de Gallopi (parte do Império Otomano) em 1465 . Aos 16 anos tornou-se pirata, seguindo seu tio Kemal Reis.

  • Em 1511 seu tio morre durante uma tempestade no mar. Piri Reis volta para Gallopi onde inicia seus estudos sobre navegação.

  • Piri Reis é autor do livro Kitab-? Bahriye um dos mais famosos livros de navegação da história, que inclui um mapa-mundi. Apesar dele nunca ter saído do atlântico, Piri Reis desenhou um mapa-mundi perfeito, fazendo uso de antigos mapas árabes, espanhóis, portugueses, chineses, indianos e gregos.

  • Segundo Piri Reis, seu mapa de 1513, baseou-se em 8 mapas ptolomaicos datados da época de Alexandre, O Grande, 1 mapa árabe indiano e 4 mapas portugueses.

  • Entre 1516 e 1546, ele travou inúmeras batalhas no oceano contra a esquadra portuguesa e egípcia sempre obtendo grande êxito.

  • Retornou ao Egito em 1554, por volta dos 90 anos de idade. Ao recusar uma ordem do governador Otomano Kubad Pasha em dar suporte à campanha Otomana contra os portugueses no norte do Golfo Pérsico, Piri Reis foi decapitado.

  • Em 1929 seu mapa foi descoberto pelo teólogo alemão Gustav Adolf Deissmann. A descoberta causou sensação mundial, pois seria o único mapa existente baseado no mapa-mundi de Cristovão Colombo e foi o único mapa do século XVI a descrever exatamente a costa da América do Sul em sua posição longitudinal em relação à África.

  • O primeiro a estudar o mapa foi o professor de história medieval americana Charles Hapgood. Em seu livro publicado em 1966, Maps of the Ancient Sea Kings, Hapgood afirma que o mapa de Piri Reis e outros mapas são a prova de que houve uma exploração global feita por uma civilização pré-clássica desconhecida.

  • Gregory Mcintosh, um historiador de cartografia que examinou o Mapa de Piri Reis, disse que o mapa não era tão preciso assim e que outros mapas do século XVI eram muito superiores ao deele, como o mapa de Wright-Molyneux.

  • Entretanto, nenhum estudioso conseguiu até hoje dar uma explicação plausível sobre o mapeamento da costa da Antártida. Uma expedição sueca-britânica de 1949 fez um mapeamento geográfico sísmico da calota polar que cobre a Antártida. Os resultados conferem incrivelmente com os dados contidos no mapa de Piri Reis.

  • A Força Aérea Americana é enfática:

“Isso indica que a costa por trás da calota polar foi mapeada antes dela se cobrir de gelo. A calota polar nessa região tem agora cerca de uma milha (1.6 quilômetros) de espessura. Não fazemos ideia de como os dados sobre este mapa podem ser conciliados com o suposto estado dos conhecimentos geográficos em 1513.”

Curta O Aprendiz Verde No Facebook

“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.” (Platão)

Deixe o seu comentario:
  • Robson

    E ainda dizem que foram os “bonitos” europeus que descobriram a América !!!

  • Robson

    E ainda dizem que foram os “bonitos” europeus que descobriram a América !!!

  • Bella

    Devia escrever mais sobre mistérios( gostei de todos :D) .. e deixar os “serial’s” ..descansando um pouquinho. hehe

    • O Aprendiz Verde

      Dois anos do seu comentário e ainda escrevo pouco sobre mistérios, mas nunca é tarde demais =D

    • Roberto Firmino

      concordo com v!.

  • Gabriel Lacerloty

    gosttei…escreve mais mistérios.

  • G.R.

    Não consegui visualizar nenhuma imagem… 🙁

    • O Aprendiz Verde

      Corrigido!

  • anna

    massa

  • Sammantha

    Gostei.

DarkSide Books

RELACIONADOS

Dupla Identidade – Bruno Gagliasso

Glória Perez

Ilana Casoy

OAV TV

OAV TV

Queremos Você!

Queremos Você!

O Aprendiz Verde no Whatsapp!

OAV no Whatsapp

Siga-nos no Twitter

Siga-nos no Facebook!

21 Anos de Arquivo-X

20 Anos da Execução de Andrei Chikatilo

20 Anos da Execução de John Wayne Gacy

O nascimento de um serial killer

Categorias

Contribua com O Aprendiz Verde!

Bate-Papo

Blogs Brasil

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers