Crimes que Entraram para a História: Notorious B.I.G e Tupac Shakur

Tudo bem que o rap não é um estilo musical praticado por coroinhas de igreja. Quando o assunto é gangsta rap então, nem se fala. Mas os norte-americanos exageraram....
Notorious Big e Tupac Shakur

Notorious B.I.G. (a esquerda) e o produtor/cantor Sean Puffy Combs (Puffy Daddy) em uma festa em Los Angeles. Ao sair dessa festa, o rapper foi assassinado.

Tudo bem que o rap não é um estilo musical praticado por coroinhas de igreja. Quando o assunto é gangsta rap então, nem se fala. Mas os norte-americanos exageraram. Quando esse tipo de música atingiu seu apogeu nos anos 90, a virulência exposta nas letras passou a ser posta em prática pelos músicos. Para piorar e dar um tom de divisão e disputa territorial à coisa, nos Estados Unidos o rap se dividia entre o produzido na Costa Leste (Gravadora Bad Boy, de Nova York) e o da Costa Oeste (Gravadora Death Row, de Los Angeles).

Os nomes mais famosos dessas duas gravadoras eram Notorious B.I.G. (Bad Boy) e Tupac Shakur (Death Row). Tupac Shakur foi assassinado em 1996 e alguns meses depois foi a vez de Notorious B.I.G. encontrar o criador.

Restam poucas dúvidas sobre a hipótese de as duas mortes terem conexão. Algumas similaridades reforçam essa tese. Os dois foram baleados várias vezes enquanto estavam no banco do passageiro de seus carros, seus próprios assessores os levaram ao hospital e, sobretudo, ambos eram os recordistas de vendas em suas respectivas gravadoras.

Passados mais de 13 anos, as mortes permanecem um mistério e não surgiu nenhuma evidência concreta dessa possível ligação, mas a teoria mais aceita dá conta de que Notorious B.I.G. teria encomendado a morte de Tupac Shakur e, em retaliação, teria sido morto por pessoas ligadas à Gravadora Death Row.

O início

Na Foto: Notorious B.I.G. e Tupac Shakur.

Os amigos Notorious B.I.G. e Tupac Shakur eram companheiros inseparáveis. A mais tempo no mundo da música, Shakur ajudava e escrevia letras para o iniciante Notorious. Em seus shows, Shakur chamava o amigo para cantar algumas músicas. Com o tempo Shakur deixou Notorious abrir os seus shows o que ajudou a torná-lo conhecido em Nova York. Dava conselhos e o ajudava financeiramente. A fama de Shakur no mundo do rap só ia crescendo enquanto Notorious era apenas um candidato a astro. Há indícios de que a fama conseguida por Shakur começou a incomodar Notorious. A rixa entre os dois começou quando Notorious lançou o disco Ready to Die em 1994, o qual foi um grande sucesso, tornando Notorious nacionalmente conhecido. Ao escutar o disco, Shakur acusou Notorious de ter copiado todo o disco do seu álbum Me Against The World que estava prestes a ser lançado. Shakur teve que modificar todo o seu álbum.

Em 1994, Sean Puffy Combs (Presidente da Gravadora Bad Boy) tenta contratar Tupac Shakur que recusa o convite. Muitos atestam esse fato como o motivo para o que viria à acontecer em 30 de novembro de 1994.

Sean Puffy Combs, também conhecido como Puffy Diddy e Puffy Daddy. Rapper, cantor, produtor e multimilionário dono da gravadora Bad Boy. A Bad Boy foi criada em 1993. Em 1994 ganha notoriedade com o sucesso do seu contratado Notorious B.I.G. e o seu álbum "Ready To Die". A partir daí viu nascer o seu império. Produziu artistas do nível de Mariah Carey, Usher e Aretha Franklin. Em 1999 foi acusado de assaltar Steve Stoute da Interscope Records. Em dezembro do mesmo ano participou de um tiroteio em uma boate em Nova York junto com seu parceiro-rapper Shyne. Shyne foi condenado a 10 anos de prisão. Puffy Daddy foi absolvido ($$$$). Atualmente é um dos homens mais ricos dos Estados Unidos.

Notorious B.I.G. e Sean Puffy Combs

Sean Puffy Combs e sua namorada Jennifer Lopez (2 fotos à esquerda). Jennifer Lopez estava junto com Puffy Combs no tiroteio em que ele começou em uma boate em 1999. Depois de ser negativamente exposta na mídia, terminou o namoro. Na foto à direita, Cameron Diaz e Sean Puffy Combs.

    Nova York, Estados Unidos

  • 30 de Novembro de 1994

Tupac Shakur entrou no Quad Recording Studios em Manhattan para gravar uma música. No prédio do estúdio estavam vários produtores e rappers, inclusive Sean Puffy Combs e Notorious. Dois homens armados invadiram o prédio e deram cinco tiros (dois deles na cabeça) em Shakur. Mesmo levando 5 tiros, ele consegue subir o elevador e entra no estúdio. Segundo Shakur, quando Combs o viu ficou aterrorizado, pensando ver um fantasma. Milagrosamente ele sobreviveu. Começava ai a guerra entre os dois maiores rappers da época.

Tupac Shakur acusou o Presidente da Gravadora Bad Boy, Sean Puffy Combs, de ter armado uma emboscada para ele. Os rappers Andre Harrell, Randy “Stretch” Walker e Notorious B.I.G. teriam sido cúmplices na tentativa de assassinato.

“Meu amigo, esses caras conheçem cada bandido, cada traficante e cada assassino de Nova York. Eu estava na área deles. Dois homens apareçem e me enchem de balas e eles dizem que não sabem de nada? Que não sabem quem são? O Notorious me falava: ‘Não anda com esses caras Tupac. Isso tá perigoso’, ele sabia o que estavam planejando e não me avisou, ele foi cúmplice do Combs”, disse Shakur na época.

Depois desse episódio, Tupac Shakur mudou-se para Los Angeles e assinou com a Death Row de Suge Knight.

Suge Knight. Fundador e dono da Gravadora Death Row era um antigo inimigo de Sean Puffy Combs. Combs era conhecido por cantar nas músicas dos seus contratados e apareçer em seus videoclipes. Em 1995 a rixa entre os dois se inflamou depois que Knight o insultou publicamente no Source Awards ’95: "Se alguém aqui quer ser uma estrela e se manter como uma estrela, sem ter que se incomodar com o produtor executivo querendo dar pitacos em todas as músicas e aparecer em todos os vídeos dançando, então venha para a Death Row." Ainda em 1995 em uma festa em Atlanta, os dois se encontraram e a confusão começou. No final da festa, um atirador não identificado matou o segurança de Knight e o atingiu com dois disparos. Knight acusou Sean Puffy Combs de tentar matá-lo. No mesmo ano assinou com Tupac Shakur. Na Death Row, Shakur lançou um dos maiores discos do rap de todos os tempos: "All Eyez on Me"

O empresário dono da gravadora Death Row, Suge Kinight e 2 das suas maiores estrelas: Tupac Shakur e Snoop Doggy (ao fundo)

Indignado com a tentativa de assassinato, Tupac Shakur abriu fogo contra seus antigos conhecidos da Bad Boy, na música Hit Em Up ele ataca todo mundo e diz ter feito sexo com a mulher de Notorious:

“Primeiramente foda-se a sua mulher

E o seu grupo inteiro

Lado oeste, quando saímos no rolé, vamos todos preparados

Você diz que é um malandro, mas eu comi a sua mulher

Nós acabamos com os Bad Boys

Vocês estão fodidos pra vida toda…”

A Morte de Tupac Shakur

Na foto: Bruce Seldon vs. Mike Tyson. Às 20:45 de 7 de setembro de 1996, Shakur e executivos da gravadora Death Row vão ao MGM Grand Hotel, em Las Vegas, onde vêem uma luta do amigo Mike Tyson.

Na saída, espancam Orlando Anderson (foto), que fazia parte da gangue de afro-americanos Crips e que teria furtado um cordão de Tracy Lane, um dos executivos da gravadora, semanas antes.

Mais tarde, a comitiva sai em carreata pelas ruas de Las Vegas. Shakur vai no banco do passageiro do BMW de Suge Knight, dono da Death Row.

Às 23h17, Knight pára em um semáforo. Um Cadillac encosta à direita, e um dos passageiros dispara contra o rapper.

Com quatro tiros no peito, Shakur é levado ao hospital. Apesar das várias paradas cardíacas, o cantor resiste por seis dias.

Tupac Shakur.

Os tiros que o mataram não foram os primeiros na vida do rapper e atorTupac Shakur. Em novembro de 1994, ele foi baleado cinco vezes por ladrões que levaram cerca de US$ 40 mil em jóias. Dois dos tiros acertaram sua cabeça, milagrosamente, ele se restabeleceu. Uma ótima notícia par aos amantes de rap, pois, nos dois anos de vida que lhe restava, o melhor da sua produção musical veio à tona. Lançado em 1996, o CD All Eyes On Me é um recordista no mundo do rap. Vendeu cinco milhões de cópias apenas no primeiro mês de lançamento, fato raro no estilo, ainda mais quando se trata de um álbum duplo (foi o primeiro na história do rap). Nas telas de cinema, ele viveu seu grande momento quando contracenou com Janet Jackson no filme Poet Justice, filme de 1993 dirigido por John Singleton. Além disso, participou de películas em que esteve no mesmo elenco que gente do porte de Tim Roth, James Belushi, Demi Moore e Chevy Chase. Mas todo esse sucesso não impediu o envolvimento dele em encrencas. Antes de completar 20 anos, o rapper já havia sido preso oito vezes. Calcula-se que, durante o quarto de século que viveu, ele tenha gastado mais de US$ 1 milhão em fianças.

A morte de Tupac Shakur deixou o mundo da música estarrecido. Um dos artistas mais bem sucedidos da época era assassinado de forma brutal.

O Fim de Notorious B.I.G.

Em 8 de março de 1997, Notorious B.I.G. foi a Los Angeles para o 11 Soul Train Music Awards, no teatro Shine. É vaiado pela platéia, que o associa à morte de Shakur.

Na noite seguinte, vai a uma festa da revista Vibe e da gravadora Qwest Records. Ele não dança e só assiste sentado a mulheres dançando sugestivamente.

Às 00h35, a polícia determina o fim da festa. Notorious, amigos e profissionais da gravadora saem em dois Chevrolet Suburban, um preto e outro verde-escuro.

O rapper vai no banco do passageiro do Suburban verde-escuro. Ao volante está um motorista particular. Um Ford Blazer com seguranças acompanha a comitiva.

Enquanto esperavam num semáforo, um homem na rua chamou B.I.G. Pensando se tratar de um fã, ele abre a janela do carro. Nesse momento, um Chevrolet Impala preto encosta à direita. O motorista acerta o peito do rapper várias vezes com uma pistola. B.I.G. morre a caminho do hospital.

Notorious B.I.G.

Notorious B.I.G cresceu no Brooklyn em Nova York. Apesar de ser um excelente aluno, entrou para o mundo das drogas aos 12 anos de idade. Em 1989 foi preso e sentenciado a cinco anos. Em 1990 foi solto e preso novamente por violação da sua condicional. Um ano depois, foi preso na Carolina do Norte por venda de cocaína. Ele passou nove meses atrás das grades até que foi solto sob. Em 1994 lança seu primeiro álbum Ready to Die. O sucesso é imediato. Torna-se o principal artista da Bad Boy e o rapper de maior sucesso da Costa Oeste. No ano seguinte realiza trabalhos com Junior M.A.F.I.A., 112, Total, Lil’ Cease, Lil Kim e Michael Jackson (em seu álbum HIstory). Torna-se o artista solo número 1 nos Estados Unidos. Em 1996 começa a trabalhar em seu novo álbum Live After Death. O álbum seria lançado postumamente em 25 de Março de 1997.

Assim como Tupac Shakur, a morte de Notorious B.I.G. nunca foi solucionada, dando margem pra tudo quanto é tipo de teorias conspiratórias. Mas o fato é que até hoje as duas mortes permanecem um mistério.

Recentemente, em janeiro desse ano, uma nova informação veio à tona: uma força tarefa do Departamento de Polícia de Los Angeles, o L.A. County District Attorney’s Office, juntamente com o FBI estaria reinvestigando o caso.

Em abril passado, o FBI divulgou documentos sobre a sua investigação. O documento do FBI revelou que as balas que mataram Notorious eram de uma pistola 9 mm da marca Gecko fabricada na Alemanha. Os documentos também apontam um possível envolvimento da família Genovese (uma conhecida família de criminosos de Nova York) no crime.

Em 1997, Puffy Daddy lançou uma música em homenagem a Notorious chamada I’ll Be Missing You. A música explodiu no mundo inteiro, foi primeiro lugar em 17 paradas ao redor do mundo . A música ganhou o Grammy daquele ano como melhor música e posteriormente foi colocada na posição de número 84 das maiores músicas de todos os tempos da Billboard. Foi a primeira vez que um rap atingiu o primeiro lugar da Billboard, feito somente igualado anos depois por Eminem. I’ll Be Missing You é na verdade um sampler da música Every Breath You Take da banda oitentista The Police. Em 1997 a MTV transmitiu ao vivo um show tributo a Notorious, no show, Puffy Daddy, juntamente com Faith Evans (cantora e mulher de Notorious) e Sting cantam a música. Veja o vídeo abaixo:

Parece óbvio que as duas mortes tem ligação. Os dois rappers faziam na verdade parte de dois sindicatos de criminosos (Bad Boy e Death Row). Os dois mesmos não eram flor que se cheirem. Como os crimes nunca foram solucionados, teorias não faltam, porém tudo leva a crer que uma morte foi em decorrência da outra.

Teorias Conspiratórias

Há quem defenda teorias mais mirabolantes. Para alguns, os dois rappers deram azar, pois os verdadeiros alvos dos assassinos seriam os donos das gravadoras, Suge Knight (Death Row) e Puffy Combs (Bad Boy), que também trazem uma biografia recheada de episódios violentos.

Há uma teoria bastante plausível sobre a morte de Tupac. O contrato dele com a Death Row era para a produção de três discos. É comprovado que a Death Row era administrada de forma corrupta por Suge Knight (que foi preso pouco tempo depois por violação de condicional), o primeiro a sair da gravadora descontente com episódios de violência e corrupção foi o rapper Dr. Dre. A Death Row devia milhões para Tupac e Tupac tinha dezenas de materiais que seriam levados embora caso ele saísse. Com a morte de dele, a Death Row teria os direitos sobre o material inédito e não teria que pagar os milhões devidos à Tupac. No dia de sua morte, quem dirigia o carro era Suge Knight, se os assassinos fossem pessoas ligadas a gravadora Bad Boy de Puffy Combs, eles provavelmente descarregariam as armas nos dois ocupantes. O carro foi alvejado mais de 15 vezes, quatro tiros pegaram em Tupac e Knight saiu ileso. Testemunhas disseram que após os tiros, o BMW de Knight acelerou em direção a Las Vegas Boulevard, um caminho mais longo do hospital mais próximo. Posteriormente Knight disse que sua intenção era perseguir o Cadillac branco mas a versão foi contestada por testemunhas que viram o Cadillac dos agressores fugirem por outra via.

Após a morte de Tupac, o outro astro da Death Row, Snoop Doggy, criticou abertamente Suge Knight. Para Snoop, Knight sabia mais do que falava. Snoop Doggy saiu logo depois, e em 2002 lançou uma música, Pimp Slapp’d, onde atacava Knight e a Death Row. Em 2006, Snoop mais uma vez atacou verbalmente Knight, o acusando pela morte de Tupac. Knight respondeu dizendo que Snoop Doggy sempre foi um “informante da polícia” por isso “que nunca foi preso.”

A Death Row foi oficialmente fechada em 2006. Suge Knight continuou tendo problemas com a polícia e com drogas.

A Bad Boy hoje pertence à Warner Bros. e Universal Music. Sean Pufy Combs continua seu trabalho como produtor.

Informações

Nome: Lesane Parish Crooks

Conhecido como: Tupac Shakur, 2Pac, Pac

Nascimento: 16 de junho de 1971. East Harlem, Cidade de Nova York.  Estados Unidos

Morte: 13 de Setembro de 1996 (25 anos). Las Vegas, Nevada. Estados  Unidos

Causa da Morte: Parada Respiratória causada por tiros de arma de fogo

Anos Ativo: 1988-1996

Obs.: Seu corpo foi cremado e parte das suas cinzas foram misturadas com  maconha  e  fumada pelos integrantes do grupo Outlawz (banda formada por  Tupac)

Site: www.2pac.com

Prêmios

  • A revista Rolling Stone nomeou Tupac Shakur como o 86º maior artista de todos os tempos;
  • Segundo o Guinnes Book, Tupac Shakur é o maior cantor de rap de todos os tempos com 67 milhões de discos vendidos;
  • A MTV nomeou Tupac Shakur como 2º maior rapper de todos os tempos, atrás de Jay-Z;
  • Indicado para o Hall da Fama do Hip-Hop em 2002;

“Eu personifiquei tudo o que ele ficava sonhando. Lembro dele dormindo no meu sofá, pagava suas contas. Eu pensei que tinha amigos mas no fim morremos sozinhos.”

[Tupac Shakur]

Nome: Christopher George Latore Wallace

Conhecido como: Biggie Smalls, The Notorious B.I.G., Big Poppa

Nascimento: 21 de Maio de 1972. Nova York, Estados Unidos

Morte: 09 de Março de 1997 (24 anos). Los Angeles, Califórnia. Estados  Unidos

Causa da Morte: Parada Respiratória causada por tiros de arma de fogo

Anos Ativo: 1992-1997

Gênero: Hip Hop

Gravadoras: Uptown Records e Bad Boy

Associações: Lil’ Kim, Sean Combs, Junior M.A.F.I.A., Total, 112, The  Commission

Site: www.myspace.com/notoriousbig

Prêmios

  • Billboard Music Awards: Artista rap do ano e Mmúsica rap do ano (1995);/li>
  • MTV Music Awards: Melhor vídeo de rap (1997) – Hypnotize;
  • Soul Train Music Awards: Melhor disco de R&B e Soul (1998) – Live After Death;
  • The Source Awards: Artista rap do ano, álbum do ano, melhor perfomance ao vivo (1995);

“O mano foi pego e eu sinto muito pela mãe e pelos amigos dele, tá ligado? Foi uma grande perda para o hip hop.”

[Notorious B.I.G]


Curta O Aprendiz Verde No Facebook

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." (Platão)
Deixe o seu comentario:
  • Elvis amaral

    Tupac nasceu em 1971 não 1961 corrijam isso

    e ah….ótima Matéria!

    • http://twitter.com/oaprendizverde O Aprendiz Verde

       Opa … erro de digitação nosso. Obrigado !!!

  • Elvis amaral

    Tupac nasceu em 1971 não 1961 corrijam isso

    e ah….ótima Matéria!

    • http://twitter.com/oaprendizverde O Aprendiz Verde

       Opa … erro de digitação nosso. Obrigado !!!

  • Rodrigo

     ótima materia

    • http://www.facebook.com/fernando.bello.39 Fernando Bello

      Juaressoares dá onde q vc tirou isso meu Deus vc tah louco ou fumou uma neh,qnta besteira,é pra acabar escultar uma coisas dessas mesmo,nem falo nada ,sem comentários!!!!

  • Rodrigo

     ótima materia

  • Juaressoares

    Parem de ser inocentes, tanto notorius como tupac estão vivos, e segundo o “CRACK” neto ja estão contratados pelo small curimtxa, seria essa a grande jogada do time da marginal sem numero, para formar um ataque mais de peso do gornaldo e adriano, para enfim ganhar a tão sonhada libertadores.

    SANTOS f.c….. primeiro paramos uma guerra
    agora até o vulcão se acalmou pra te ver jogar

    • Art_fofuxo

      acho que tas erradoo .. o biggiee morreu mesmoo o tupac nao tenho a certeza, alimenta a nossa alma acredita qe ele esta vivo, soh mais para a frente iremos saber ainda ah a teoria do dia 7

      • pega no meu pau

        quero falar um recado para todos vcs , vão todos tomar no cu

  • Bella

    que loucura.. otimo post.. ^^

  • Rodrigo

    Achei a matéria tendenciosa a culpar e criminalizar Puffy Daddy (não q ele seja um santo) mas achei disso da matéria.

  • Ava

    Não creio que foi tedenciosa a culpar o Puffy…é evidente que ele saber da verdade em torno das mortes.

  • Ava

    Adorei esse espaço.Muito bom..a matéria show. Enfim ADOREIII.Parabéns.

  • http://www.facebook.com/people/Bandi-Nato/100003404466965 Bandi Nato

     Os dois vagabundos mais bem sucedidos do E.U.A se foram por poder e dinheiro.É uma pena que pac e big se foram,pois o rap perdeu muito com isso.Espero que a cultura hip hop tenha como liçaõ esses acontecimentos que marcaram a história,e que continue no entuito de revoluçõ…paz

    • Daiane Moreira

  • Nahumildecrew02

    “a virulência exposta nas letras passou a ser posta em prática pelos, vá lá, músicos.” Já começam insultando o Rap, pqp véi! Sejam ao menos imparciais, como forma de profissionalismo, tao de brincadeira ¬¬

  • Paula Soch

    Tem coisas que irei morrer sem intender.
    Algumas pessoas fazem coisas maravilhosas pelo mundo e são esquecidas e até marginalizadas, outras, como esses 2 criminosos, são simplesmente lembradas como deuses, seres maravilhosos que merecem a admiração de toda humanidade. Tudo isso por causa de rimas bem feitas acompanhadas de bons efeitos sonoros.
    Por este motivo, coloco a música, junto a religião, como sendo os maiores opiáceos da humanidade.

    • Wildson Silva

       vc gosta de que entao……o que seria marginais pra vc.quem é vc pra julgar alguem.Ó ser perfeito,sem erros.fala serio te enxerga rapá!!!!

      • Paula Soch

        Obrigado por este comentário. Você me fez lembrar que o tipo de pessoa que idolatra esses criminosos são adolescentes sem educação básica, tanto de família como de escola.
        Obs: Não sou um “rapá”, sou uma mulher casada e com 2 filhos.

        • Frank_killin

          não sabe da vida deles nao passou o que eles passaram entao nao critique me adira vc uma mae de familia sendo tao ignorante assim. Ficar quieta quando nao se entende do assunto nao faz mal !

        • adriano shinaider

          antes de tacar pedras não se esqueça que tem 2 filhos!!!!!

    • http://profile.yahoo.com/MUTOQURXZCUUJSCXLIMN5QNXM4 Renan

      nos precisamos de idolos fazer oq se eles sao criminosos traficantes  quem gosta deles teve uma infançia parecidade com probreza ou convivencia com o crime  aposto q vc nao cresceu assim ne   MADAME

    • Alissondre20

      e eu coloco esse o pior comentario q ja li.

      • Lidi

        Concordo plenamente, que comentário ridículo e desnecessário…

    • Alan

      E eu coloco você como a pessoa mais retardada da humanidade, pessoa preconceituosa, sem conhecimento sobre o que fala e sem o mínimo de inteligência.
      Você não sabe quem foram eles, você só acha que sabe. Você é o tipo de pessoa que atrasa a humanidade e me enoja. 
      Só mais uma coisinha pra você aí “miss sabe tudo”
      Spare me just three last words: Fuck you bitch.

      • Augusto

        ISSO MSM SALVE!!

    • Paulo_fernando

      Tupac falava sobre pobresa.
      olha essa letra de musica dele, era um poeta.

      Alguns dizem a fruta esta mais madura, o suco esta mais doceEu digo a luz esta mais escura e a base mais fundaEu comemoro com minhas irmãs o bem-estarTupac se liga, ninguém mais se ligaE uhh, eu sei que eles te batem muitoQuando você aparece os manos da vizinhaça ficam fazendo palhaçadaMas por favor não chore, enxugue seus olhos, nunca permitaPerdoe mas não esqueça, menina matenha sua cabeça em péE quando ele diz que você é nada não acredite neleE se ele não aprender a amar você, você deve deixar elePorque irmã você não precisa deleE eu não estou tentando melhorar você, eu só digo o que vejoVocê sabe que isto me faz infeliz (o que é isso?)Quando os irmãos fazem bebês, e deixam uma mulher jovem para criar o filhoSendo que todos vieram de uma mulherUma mulher dá seu nome e sua vidaEu me espanto vendo o que nós fazemos com nossas mulheresNós violentamos nossas mulheres, nós odiamos nossas mulheres?Eu acho que está na hora de defendermos nossas mulheresHora de cicratizar nossas mulheres, sermos honestos com elasE se isso não acontecer, teremos uma raça de criançasQue odiarão as mulheres, que fazem bebêsE ainda que um homem não possa fazer umEles não tem direito de escolher quando e onde uma mulher irá criar uma criançaEntão o homem de verdade acordaráEu sei que as mulheres são desvalorizadas, mas fiquem com a cabeça erguidaRefrãoEeewww criar uma criança será mais fácilEeewww as coisas ficarão mais brilhantesEeewww criar uma criança será mais fácilEeewww as coisas ficarão mais brilhantes

      • the notorious

        prego. vai escultar xuxa no mundo dos baixinho ou a galinha pintadinha ze ruela.

    • Cell

      hahahahahahahah, morre otário!

      • Cell

        Otária**

    • Paulo

      Concordo contigo!
      Bem dito!

      • Guilherme

        Um Cuzão e uma cuzuda

    • the notorious

      pelo seu comentário não adianta negar, suas próprias palavras elevam nossos maiores rappers “Tudo isso por causa de rimas bem feitas acompanhadas de bons efeitos sonoro.” pois é os caras eram tão bom que conseguem depois de mais de 13 anos de falecidos causar tal polemica e arranca ELOGIOS indiretamente de uma pessoa de pensamento tao ridiculo e pior ainda em fazer um cometário desses, eu fico enojado de ler uma bosta dessa. claro que tem pessoas que fizeram coisas maravilhosas cada um tem seu objetivo, foco, destino. o deles foram esse e ARRAZARAM no que fizeram.

      vai ver sua raiva é de não ser reconhecida nem admirada por nenhuma dessas pessoas.

      BIG SMALLS EVERRR <3

    • kslvw

      Não é a música, é o humano e sua empatia que atravessa a verdade e a razão. São esquizofrênicos em suas emoções.

    • Augusto

      Na humilde o sua hipócrita,vc tem suas ideias e seus ideais certo.?
      mas cada um com o seu caralho,vc num eh melhor do que ninguem falando assim de quem fez tanto por uma cultura tão viva na sociedade, se vc acha q entre os rappers só tem marginal, agradeça mil vezes ao RAP pelos marginais q ele salvou das ruas como esses dois Deuses da musica negra sim! Flw o patricinha na real msm vc paga mó pau pra quem vive isso pq a sua vida é vazia de tudo aff….

      • Max Carvalho

        Os dois foram MCs que cresceram num ambiente de ghetto, como você julga eles? O 2pac foi ativista, lutou e cantou por causa da injustiça e desigualdade social. Aliás, vale destacar que as obras de Shakeaspare influenciaram a obra dele, se você tem a desilusão de que todos os MCs não são letrados. Se bem que nem acho que você vai ler, mas quem esteja, fica ligado que isso negócio de música ser ópio é pura BS. Isso só vale pra quem deixa ser. Música é uma das maneiras ancestrais do homem expressar seus sentimentos, o que o aflige; tem gente que usa a música como cash coe apenas, mas são a minoria. Música nos traz novos ideais, pensamentos, emoções conflitantes, e o rap dessa Golden Age trouxe-nos um mundo que eu (infelizmente) e você, sua praticinha, não temos noção de como funciona, de como ele faz você ir cada mais pro fundo do poço. Eu refleti tudo isso dentro da minha própria bolha protetora, será que a senhora com o seu cérebro é teimosia consegue concluir o mesmo? Que você não pode simplesmente julgar duas pessoas de realidade socioeconômica com certeza bem diferentes da sua? Você pode vir aqui e negar o que eu to falando, e falar de como sua vida foi horrível, mas por criticar a música em geral, eu tenho certeza com que eu to falando.
        Tenha mais humildade, você tem dois ouvidos pra ouvir e só uma boca pra falar.

    • L30ZIN

      Amiga, já faz dois anos que você soltou essa pérola e somente hoje é que eu posso lhe informar que você perdeu uma ótima oportunidade de ficar calada.

    • dsafsdvdsvds

      idiota msm alienada tenho que rir de vc kkkk

    • Julio Rodrigues

      Cala boca ae sua puta do caralho se vc não sabe da vida deles nem comenta, se só pode ser uma dessas patricinhas cheia de frescura pra fala uma coisa dessa

    • Marcus

      Magina

    • Marcus

      Cara Imagina ai, esse seu comentario absurdo ridiculo e lixo, se não fosse a musica oque seriamos de nos ? entenda sua idiota, oque move o mundo é. ”’PÓESIAS,DINHEIRO É VAGINA ! So isso que digo a vc.

    • Daiane Moreira

      Doa a quem doer, são dois marginais mesmo…

      • Caio Avilar

        Marginais que fizeram do rap uma arte.

        • Daiane Moreira

          Bom, quanto a isso não vou discutir. Vai do gosto de cada um. Hahaha!

        • Guile Power

          Rap não é arte.

      • Caarlos Eduardo

        Engraçado são dois marginais mais esse dois marginas metade do mundo conhece e gosta deles, e vc não e mais uma bosta pra socidade que ninguém conhece !

    • O Eremita

      Eles podem até ser criminosos mas isso não quer dizer que ele não possa falar algo interessante,as vezes a música traz uma reflexão,e eles são lembrados devido à massificação dos meios de comunicação que antigamente não existia…
      A música é algo muito maior…ela não está presente só na religião que aliás é uma criação da mente humana ao contrário da música que é algo encontrado inata na natureza…a música é algo físico que meche com a estrutura cerebral, causa prazeres como as drogas e as duas juntas ficam mais exitante ainda…

    • Guile Power

      Juventude metida a rebelde. Os próprios se consideravam “thug life”, mas os fanboys ficam nervosinhos quando chamam eles de criminosos..vai entender esses piralhos.

  • http://twitter.com/SchmidtRapper Renato Schmidt

    o nome do 2pac ESTÁ ERRADO… o nome correto dele era Tupac Amaru Shakur e não aquele que está na ficha acima….excelente a matéria…parabens

    • Gnomo Zumbi 013

      na vdd esta certo cara, leia mais sobre ele e vc vai entender o pq

  • Alessandro Gsantos

    o maior raper do mundo so isso

  • the notorious

    adorei a materia caraa!! parabens de verdade, vou sempre visitar o aprendiz verde agora. parabens de verdade fuizz

  • GIULIANO

    ESSES MANOS ERA A VEIA DO HIP HOP INDEPENDENTE DO QUE FAZIAM, PRA MIN ERA E CONTINUA SENDO “OS CARAS”

  • GIULIANO

    gostei MUITOOOO deste site, tenho ate medo de ser um psco tambem, pois sou muito interressado por assuntos deste, meu canal de TV favorito é o invertigação dyscovery

  • Sei sei.

    HAHAHAH, foi só o tema do artigo ser dois marginais que criavam hip hop q chove gente mal-educada, tipo “mano-do-gueto”, xingando quem não gosta dessas músicas ruins pra caramb’s, e que esquecem o real objetivo desse site, e acham q essa matéria é uma biografia que enaltece dois bandidos… ai ai…

  • RAÍSSA *—*

    NO TÓPICO: 30 de novembro de 1994, nova york, estados unidos, eles falaram que ele levou 5 tiros, 2 acertando a cabeça quando ele tava na gravadora e que esta tudo planejado. NO TÓPICO: a morte de tupac shakur, diz que levou 4 tiros no peito antes de morrer. até ai beleza mais cade o sentido da pessoa que escreveu isso dizendo no final desse tópico que ele, alem desses 4, levou só mais 5, 2 acertando na cabeça sendo eles de um assalto em novembro de 1994,pq afirmaram duas coisas diferentes?????? OH SÓ PRA AVISAR AQUI TEM LEITORES!!!

  • Marcos

    Foda-se mano ninguém está aqui pra julgar ou condenar ninguém,pois todos temos o nosso lado negro e sombrio,e não cabe a nem um ser humano nos lugar só Deus pode nos julgar e com toda certeza 2Pac e Notorious B.I.G foram julgados por Deus quando eles foram m levados para o céu que é o lugar deles,eu não sou melhor do que ele e ninguém é,só lamento por isso ter existido,e continuar a existir,ganancia,gera ganancia,ninguém sabe da verdade,e nunca saberá porque tudo que acontece nos E.U.A e abafado pelo governo e pela policia,varias mortes varias tragédias,e quem ganhou com isso,os fãs que não foram,mas sim o governo,o sistema,que destrói os menos favorecidos,que conseguem a fama vindo da lama,só quem brilha e vive no mundo são esses playboys filhos da puta que nascem em berço de ouro o resto eles não deixa viver,e sempre que você ver um comentário do contra e da playboyzada que são tudo encostado,não levanta cedo não faz seu correr para sobreviver no dia a dia,pra mim esses dois caras foram traídos pela ambição e pela ganancia dos falsos amigos que o rodeavam.Essa e minha opinião e quem não gosto dane-se,foda-se sou apenas um admirador do Rap,black e para sempre Notorious e 2Pac viverão no meu coração,e nos corações daqueles que escutam suas musicas.Luto

  • Luiz Manfredini

    Estou um pouco atrasado,mas gostaria de expressar minha empírica opinião, nasci e cresci no Morro das Pedras,uma das favelas mais perigosas de Belo Horizonte-MG,e acho que não se deve vanglorizar marginais e bandidos,não estou criticando o artista e sim a pessoa, criminosos,corruptos e que faziam apologia a violência e drogas.Devemos realmente valorizar o que merece ser valorizado,por exemplo:Irena Sandler que salvou centenas de crianças durante a Segunda Guerra Mundial,Flor-de-Liz que…deixo para quem quer saber,pesquise.Em suma,pessoas que quase ninguém conhece e nem ao menos ouviu falar,agora esse criminosos, a indústria midiática o expõe como salvadores do mundo…
    Não é necessário concordar,não estou pedindo isso,apenas respeitem pois como proscrito,opinião empírica…

    • Max Carvalho

      Queria deixar claro que falo mais pelo 2pac nunca ouvi muito do b.i.g. O que você considera apologia à violência e drogas? Mencioná-los abertamente e francamente ou claramente apoiá-los? Já vi gente que criticou outros por causa do primeiro. Honestamente, 2pac no máximo vendeu drogas por 2 semanas em termos de crimes. Ele cresceu com uma mãe que era pantera negra e nunca foi membro de gangue. Nas suas musicas ele cantou sobre o seu próprio universo; ele não era convicto de que aquilo era bom, pelo contrário, deixou claro que aquilo exigia mudanças. Ele deve ser respeitado não só por ser um excelente artista, mas por sem um dos poucos no mundo que reconheceram o mundo horrendo em que vivem E exporam como se sentiam sobre isso com a música. Você parece ser inteligente, e é verdade que muita gente fez coisa boa demais e nunca teve o devido reconhecimento. Mas, esses dois atraíram má fama não muito por causa deles mesmos, mas pelo papel coercetivo desse universo neles, o quais os levou a, infelizmente, se envolverem demais. Mesmo você vivendo num ambiente similar, cada pessoa é cada pessoa, e por isso que o trabalho de juiz deve ser um dos mais difíceis de todos. Procure saber sobre a realidade dos ghettos americanos, é interessante.

  • RODRIGO

    EM QUAL IDEOLOGIA ACREDITAR. NÃO SABEMOS, SÓ SABEMOS QUE OS VERDADEIROS CULPADOS ESTÃO SOUTOS.
    E AQUI NO BRASIL TEMOS O MESTRE TO RAP (EDUARDO TADEO).

  • SHAC

    WEST SIDE!

  • Marcos

    A mina aii ta muito loka ne , não conhece porra nenhuma e fica falando merda dos caras . eu vivi escutando notórios big e tupac shakur então não fica falando o que não deve ook . outra coisa se vc acha tudo isso deles o que vc está fazendo aqui lendo a estória dos dois . vc e uma mulher mau amada que não tem fama e nem porra nenhuma na vida . a única coisa que vc tem e um ponto de vista de merda . cuida vc tem filho , pode ser um tupac da vida ou um notórios . e se vc for vc vai gosta da grana que eles vão ganha ne . se fecha velha vc que escuta Fábio júnior e acha que conhece alguma coisa!!

DarkSide Books

RELACIONADOS

Dupla Identidade – Bruno Gagliasso

Glória Perez

Ilana Casoy

OAV TV

OAV TV

Queremos Você!

Queremos Você!

Siga-nos no Twitter

Siga-nos no Facebook!

21 Anos de Arquivo-X

20 Anos da Execução de Andrei Chikatilo

20 Anos da Execução de John Wayne Gacy

O nascimento de um serial killer

Categories

Contribua com O Aprendiz Verde!

Bate-Papo

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers