Dicas de Filmes: Lunar

Em 2009 o cinema foi sacudido por dois filmes de ficção científica que explodiram no mundo inteiro: Avatar e Distrito 9. Por mais que esses dois filmes tivessem suas...

Em 2009 o cinema foi sacudido por dois filmes de ficção científica que explodiram no mundo inteiro: Avatar e Distrito 9.

Por mais que esses dois filmes tivessem suas fórmulas batidas e o de mais interessante não fosse a história em si mas os efeitos especiais, eles tiveram um enorme sucesso nas bilheterias. Sem tirar seus méritos, esses filmes não passavam de ótimas pedidas para as férias da criançada e para adultos que queriam ir ao cinema apenas desestressar. Mas o melhor filme de ficção científica de 2009 (e um dos melhores dos últimos tempos), não foi nem Avatar e nem Distrito 9, ele atende pelo nome de LUNAR. O filme inglês independente foi mal nas bilheterias e sequer foi percebido pelo grande público mas estourou no mundo dos downloads piratas. O filme foi tão bem recebido pela crítica especializada que a Sony Pictures correu e comprou seus direitos e cogita até fazer uma sequência.

Esqueçam ataques de alienígenas vindos do espaço ou bichos azuis com rabos entre as pernas, Lunar é um filme inteligente e para gente grande.

O Filme

Num futuro próximo o planeta terra passa por sérios problemas de abastecimento de energia. Uma empresa chamada Lunar Industries descobre uma nova fonte de energia (Hélio 3) que pode ser retirada no lado negro do nosso satélite, a Lua. Como tudo está totalmente automatizado a empresa só precisa de um funcionário para operar os computadores e extrair o elemento na Lua. Sam Bell (Sam Rockwell) está a três anos sozinho na Lua e passa o seu tempo livre vendo vídeos de sua mulher e sua filha recém nascida. Quando o seu contrato está prestes a terminar ele faz uma descoberta surpreendente. Ele descobre que não está sozinho e que tem mais alguém por lá, e sabe quem? Ele mesmo. Não precisa dizer mais nada sobre a história de Lunar. O filme recebeu vários prêmios em festivais mundo a fora e recebeu uma tonelada de críticas positivas.

Para os fãs xiítas de ficção científica o filme é um prato cheio. Qualquer inspiração no maior filme de ficção científica de todos os tempos não é mera coincidência. A trilha sonora, ambiente clautrosfobico, o silêncio e o cenário paranóico lembram a todo momento a obra-prima de Stanley Kubrick: 2001, Uma Odisséia No Espaço, mas não é só isso.

O diretor novato Duncan Jones mostrou que não veio para brincar. Seguro, não deixa a tensão cair um só minuto e pelo orçamento que o filme teve (míseros U$ 5 milhões, quase 50 vezes menos que Avatar) mostrou que não é preciso muito dinheiro para se fazer um excelente filme. Uma curiosidade: Duncan Jones é filho do lendário rock star David Bowie.


Posters do filme de ficção científica Lunar



O astronauta Sam Bell (Sam Rockwell) está prestes a completar o seu contrato de trabalho com uma empresa mineradora de Hélio 3 na Lua e ir embora para casa quando faz uma descoberta que mudará o rumo de sua vida e colocará em xeque seu estado psicológico.



Sam Rockwell em cenas de Lunar. Sam Rockwell dispensa apresentações. Totalmente seguro, o ator consegue dar a profundidade certa ao personagem. É uma de suas melhores atuações no cinema.



O diretor Duncan Jones e seu pai David Bowie na pré-estréia do filme no Festival de Sundance

Informações

Título:  Lunar (Original: Moon)

Direção: Duncan Jones

Produção: Stuart Fenegan, Trudie Styler

Escrito Por: Nathan Parker, Duncan Jones

Elenco: Sam Rockwell, Kevin Spacey, Dominique McElligott, Robin Chalk

Distribuido Por: Sony Pictures

Lançamento: 23 de janeiro de 2009

País: Inglaterra

Trailer

——————————————————————————————————-

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." (Platão)
Deixe o seu comentario:
  • Mary

    É realmente um ótimo filme 😉

DarkSide Books

RELACIONADOS

Dupla Identidade – Bruno Gagliasso

Glória Perez

Ilana Casoy

OAV TV

OAV TV

Queremos Você!

Queremos Você!

Siga-nos no Twitter

Siga-nos no Facebook!

21 Anos de Arquivo-X

20 Anos da Execução de Andrei Chikatilo

20 Anos da Execução de John Wayne Gacy

O nascimento de um serial killer

Categories

Contribua com O Aprendiz Verde!

Bate-Papo

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers