Curiosidades: Os Bizarros Cartazes do Cinema de Gana

Uma TV, um video-cassete, um gerador a diesel e uma fita VHS pirata. Mais umas cadeirinhas para o pessoal sentar e pronto: esse era o cinema de Gana nos...
Os Bizarros Cartazes do Cinema de Gana

Uma TV, um video-cassete, um gerador a diesel e uma fita VHS pirata. Mais umas cadeirinhas para o pessoal sentar e pronto: esse era o cinema de Gana nos anos 80. A tecnologia do video-cassete tornou possível que entusiastas de  cinema pudessem viajar de cidade em cidade criando “salas de exibição” em vilas e aldeias do país africano. Os filmes eram um sucesso total. Muitos dos habitantes do país nunca haviam visto nada igual: Pessoas dentro de uma caixa (no caso a televisão).

Para promover as sessões, artistas eram contratados para pintar grandes cartazes (geralmente em sacos de farinha) dos filmes. E eles tinham toda liberdade artística para pintar os cartazes da maneira que eles desejassem. Muitas das vezes eles pintavam os cartazes com elementos totalmente diferentes dos filmes reais, e muitas das vezes também, eles nunca tinham visto o filme.  Quando os cartazes eram terminados, eles eram enrolados e levados juntamente com todo o aparato para montar o cinema das aldeias.

Esse cinema “móvel” e popular em Gana começou a desaparecer em meados dos anos 90, devido à maior disponibilidade de aparelhos televisores para a população. Com isso, os cartazes dos filmes foram substituidos por cartazes muito mais elaborados e feitos em papel fotocopiado.

A liberdade artística que esses artistas tiveram para criar os cartazes desses filmes, resultou em desenhos interessantíssimos e muitos deles bastante bizarros também. O roteirista hollywoodiano Walter Hill, que trabalhou em filmes como Alien, Ruas de Fogo e 48 Horas, chegou a dizer que “os cartazes eram mais interessantes do que os filmes.”

E para a nossa alegria alguns desses cartazes chegaram até nós. Em março de 2001, um trio de ganeses lançou o livro Extreme Canvas: Movie Poster Paintings from Ghana com ilustrações dos vários cartazes desenvolvidos pelos artistas ganeses nos anos 80. Veja abaixo essas obras-primas:

Na Foto: O Cartaz do Filme O Exterminador do Futuro 2

Na Foto: Cartaz do Filme Os Caçadores da Arca Perdida

Na Foto: Cartaz do Filme Uma Noite Alucinante 2

Na Foto: Cartaz do Filme Cujo

Na Foto: Cartaz do Filme Brinquedos Demoníacos

Na Foto: Cartaz do Filme Poltergeist 2 – O Fenômeno

Na Foto: Cartaz do Filme Eaten Alive

Na Foto: Cartaz do Filme 007 O Espião Que Me Amava

Na Foto: Cartaz do Filme Sonâmbulos

Na Foto: Cartaz do Filme Uma Festa de Arromba

Na Foto: Cartaz do Filme A Boneca Assassina

Na Foto: Cartaz do Filme Colheita Maldita 3

Na Foto: Cartaz do Filme The Stolen Bible 2

Na Foto: Cartaz do Filme Monster Evil Protact

Na Foto: Cartaz Do Filme Deadly Prey


"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." (Platão)
Deixe o seu comentario:
  • João Mendonça

    Pior que eu adoro posters assim! lol

  • Priscila Anderson

    Interessante obsessão por cabeças arrancadas, rs. Mas muito interessante o artigo. Acompanho o blog a pouco tempo, acho ótimo. 

DarkSide Books

RELACIONADOS

Dupla Identidade – Bruno Gagliasso

Glória Perez

Ilana Casoy

OAV TV

OAV TV

Queremos Você!

Queremos Você!

Siga-nos no Twitter

Siga-nos no Facebook!

21 Anos de Arquivo-X

20 Anos da Execução de Andrei Chikatilo

20 Anos da Execução de John Wayne Gacy

O nascimento de um serial killer

Categories

Contribua com O Aprendiz Verde!

Bate-Papo

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers