Astronomia: O Tempo Irá Congelar diz Físicos Espanhóis

Post originalmente publicado em nossa página no facebook no dia 17 de Junho de 2012. As pessoas costumam dizer que o tempo acelera à medida que envelhecemos, mas segundo...

Cluster Abell 520

Post originalmente publicado em nossa página no facebook no dia 17 de Junho de 2012.

As pessoas costumam dizer que o tempo acelera à medida que envelhecemos, mas segundo uma teoria de físicos espanhois, é o contrário que está acontecendo.

Um estudo publicado por duas universidades espanholas na revista Physical Review D sugere que o tempo, na verdade, está devagar e ele pode, literalmente, congelar.

“A energia escura não existe e o tempo irá diminuir até o momento em que ficará paralisado. Tudo será congelado, como a fotografia de um instante, para sempre”, disse José Senovilla, pesquisador da Universidade do País Basco.

E não é só isso, essa teoria do professor José Senovilla pode também explicar a misteriosa aceleração da expansão do universo. Lembre-se: ninguém faz ideia do por quê do universo estar se expandindo a uma aceleração cada vez mais alta. Uma teoria para essa aceleração vem da chamada “energia escura”, que seria uma misteriosa força antigravitacional.

Segundo o estudo dos físicos espanhóis, não é o universo que está se expandindo de forma acelerada, na realidade, é o próprio tempo que está cada vez mais passando devagar, ou seja, a aceleração da expansão do universo seria causada pela desaceleração do tempo. Essa mudança não seria perceptível aos sentidos humanos, mas em escalas cósmicas traria um grande impacto: o congelamento do tempo.

“Não estamos dizendo que a expansão do universo é uma ilusão. O que estamos dizendo é que a ilusão é a aceleração da expansão do universo”, diz o pesquisador.

Pode parecer difícil de acreditar, mas um cosmólogo da Universidade de Cambridge diz que a teoria tem fundamento, “Acreditamos que o tempo surgiu durante o Big Bang, e se o tempo pode surgir, também pode desaparecer, isso seria apenas o efeito inverso.”

Segundo os cientistas, não devemos preocupar com isso. Além de não ser perceptível aos sentidos humanos, quando o tempo desaparecer e tudo congelar, daqui a bilhões de anos, não estaremos mais aqui.

Bom, já estou mais aliviado.

A imagem acima em destaque mostra a distribuição de matéria escura, galáxias e gás quente no centro do cluster (aglomerado de galáxias) Abell 520, formada a partir de uma violenta colisão com outras galáxias. A imagem – em cor natural – foi tirada pelo Telescópio Espacial Hubble em conjunto com o Telescópio Canadá-França-Havaí. As regiões verde-escuras mostram gás quente; o gás é evidência incontestável de que houve uma colisão no local. A coloração azul identifica as áreas com maior número de matérias. A mistura de azul e verde no centro da imagem revela que um aglomerado de matéria escura reside perto da maior parte do gás quente.

Com informações: Neuroscientist



"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." (Platão)
Deixe o seu comentario:
DarkSide Books

RELACIONADOS

Dupla Identidade – Bruno Gagliasso

Glória Perez

Ilana Casoy

OAV TV

OAV TV

Queremos Você!

Queremos Você!

O Aprendiz Verde no Whatsapp!

OAV no Whatsapp

Siga-nos no Facebook!

Siga-nos no Twitter!

21 Anos de Arquivo-X

20 Anos da Execução de Andrei Chikatilo

20 Anos da Execução de John Wayne Gacy

O nascimento de um serial killer

Categorias

Contribua com O Aprendiz Verde!

Bate-Papo

Blogs Brasil

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers

Receba nosso conteúdo no WP
Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers

Receba nosso conteúdo no WP