Júpiter: O Salvador da Terra

Post originalmente publicado em nossa página no facebook no dia 11 de Setembro de 2012. O planeta Júpiter é conhecido como o “aspirador cósmico” do Sistema Solar. A massa...

Júpiter

Post originalmente publicado em nossa página no facebook no dia 11 de Setembro de 2012.

O planeta Júpiter é conhecido como o “aspirador cósmico” do Sistema Solar. A massa do planeta é tão grande (318 vezes maior do que a Terra) que ele simplesmente “puxa” centenas e centenas de meteoros que vagam pelo nosso Sistema Solar. Meteoros os quais são as relíquias dos primeiros dias de formação do Sistema Solar.

Muitos astrônomos acreditam que a vida não teria surgido na Terra se Júpiter não existisse. Antes da formação completa do Sistema Solar, a Terra era frequentemente bombardeada por centenas de asteróides e com a formação de Júpiter, esses asteroides acabaram por serem atraídos para o mais poderoso dos planetas, livrando a Terra dessas solitárias pedras cósmicas.

A massa de Júpiter é tão descomunal que sua gravidade simplesmente controla milhões de asteroides, são os chamados asteroides troianos, que seguem a órbita do planeta à frente e à atras. Em 1994, o planeta foi atingido por um enorme cometa, o Shoemaker-Levy 9. Estranhamente o cometa orbitava a órbita de Júpiter, e não a do Sol (como é o comum). Ao ser atraído pela órbita de Júpiter, o cometa quebrou-se em vários pedaços. Foi a primeira vez na história que astrônomos do mundo inteiro puderam ver em tempo real o choque entre dois corpos no Sistema Solar. Durante 6 dias os pedaços do cometa atingiram Júpiter, o maior deles causou um impacto equivalente a 600 vezes todo o arsenal nuclear conhecido do mundo, levantando um cogumelo de fogo e poeira de 12 mil quilômetros de diâmetro. Se o menor dos pedaços desse cometa tivesse caído na Terra, o planeta e nós teríamos virado pó, mas em Júpiter, não fez nem cócegas.

Veja abaixo um vídeo mostrando a animação dos cientistas da Nasa ao presenciar os impactos.

Mas a maioria dos impactos de meteoros em Júpiter são descobertos por astrônomos amadores que passam noites inteiras olhando para o céu. Em 2009, o astrônomo amador Anthony Wesley conseguiu fotografar o momento do choque de um asteroide com o planeta. O impacto não fez estragos em Júpiter mas teria sido fatal se caísse na Terra.

E ontem (10 de setembro de 2012), incrivelmente, um outro astrônomo amador conseguiu capturar o momento exato que um meteoro atingiu o planeta. Enquanto você aqui na Terra está precoupado(a) em compartilhar as fotos da sua balada no Facebook ou fofocar com as amigas, saiba que na imensidão do Universo, eventos que tem a ver diretamente com a nossa sobrevivência aqui, estão acontecendo.

George Hall, um simpático senhor de 70 anos de idade, morador de Dallas, conseguiu registrar o espetacular momento através da sua, acreditem, webcam.

A imagem foi capturada por um telescópio de 12 polegadas Meade Schmidt-Cassegrain. Para gravar as imagens do espaço, George acoplou uma webcam modelo Point Grey Flea 3, uma das menores do mercado.

“A melhor posição para se observar Júpiter são às 06 da manhã”, disse George.

Entretanto, George não passa toda a noite olhando para o céu. Ele grava as imagens para depois analisar. Hoje, ao entrar em um fórum de astronomia (http://alpo-astronomy.org/ ) ele notou uma acalorada discussão: um astrônomo amador inglês havia visto a explosão a olho nu e relatou o acontecido no fórum.

“Se não tivesse sido esse burburinho no fórum eu não teria olhado. Provavelmente teria jogado fora as imagens da última noite. Eu tenho 70 anos e demorei bastante para achar a imagem”, disse o aprendiz de astrônomo.

George começou a procurar nas suas imagens e realmente confirmou o avistamento do astrônomo amador inglês. A imagem do meteoro atingindo Júpiter pode ser vista na imagem em destaque.

Veja abaixo o vídeo gravado por George:

 

É ou não incrível? Curve-se a Júpiter, o planeta que não nos deixa ser esmagados por um asteroide.



Curta O Aprendiz Verde No Facebook

[catlist id=523 numberposts=7]
—————————————————————————————————-

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." (Platão)
Deixe o seu comentario:
DarkSide Books

RELACIONADOS

Dupla Identidade – Bruno Gagliasso

Glória Perez

Ilana Casoy

OAV TV

OAV TV

Queremos Você!

Queremos Você!

Siga-nos no Twitter

Siga-nos no Facebook!

21 Anos de Arquivo-X

20 Anos da Execução de Andrei Chikatilo

20 Anos da Execução de John Wayne Gacy

O nascimento de um serial killer

Categories

Contribua com O Aprendiz Verde!

Bate-Papo

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers