O Sequestro de John Paul Getty III

O rapaz ruivinho sem orelha da foto é John Paul Getty III, então aos 16 anos, a ovelha negra da família do bilionário do petróleo John Paul Getty. Eu...
John Paul Getty III

O Sequestro de John Paul Getty III

O Sequestro de John Paul Getty III

O rapaz ruivinho sem orelha da foto é John Paul Getty III, então aos 16 anos, a ovelha negra da família do bilionário do petróleo John Paul Getty. Eu acho que é de conhecimento de vocês que meninos mimados que crescem em berço de ouro normalmente não se dão muito bem na vida. Bom, pelo menos eles tem dinheiro o suficiente para conseguir escapar de uma acusação de assassinato (não, não estou falando do Deus do Trovão, ou estou?)

Como muitos herdeiros inúteis de bilionários mundo afora, Getty III vivia metido em confusões. Por isso quando ele desapareceu do mapa depois de uma noitada em Roma, Itália, em 10 de julho de 1973, ninguém da família deu muita importância. Dois dias depois a mãe de Getty III recebeu um telefonema: Seu filho havia sido sequestrado. Ninguém da família acreditou, achando que fosse mais uma das aventuras do “sem ideia”. Crença que se solidificou ainda mais depois que os supostos sequestradores ligaram pedindo um resgate de apenas 500 mil dólares, muito pouco pra quem é neto de um bilionário, não?

Dias depois, os supostos sequestradores ligaram novamente aumentando o pedido de resgate: Três bilhões de libras, cerca de cinco milhões de dólares. Assustada, a mãe de Getty III resolveu pedir ajuda ao pai, o todo poderoso John Getty. “Tenho 14 netos, se pagar resgate, terei 14 crianças sequestradas. Atender às exigências de criminosos e terroristas apenas garante o crescimento e a difusão do desrespeito a lei!”, disse o bilionário (Que avô hein? Prefiro o meu pobrezinho mesmo)

Getty II, pai de Getty III, também se recusou a pagar o resgate (que família? Bom… talvez Getty III era mais que uma ovelha negra, talvez o próprio Belzebu, sei lá…). O fato é que essa lenga lenga irritou os seus sequestradores. Sim, era um sequestro real. Quatro meses após o rapto um pacote contendo mechas de um cabelo ruivo e uma orelha humana chegou até a sede de um jornal italiano.

“Esta é a orelha de Paul. Se não recebermos algum dinheiro em 10 dias, a outra orelha chegará em seguida. Em outras palavras, ele chegará em pedacinhos”, dizia um bilhete.

Mas nem a orelha do neto convenceu o velho lobo Getty a pagar o resgate. Mas depois de muita insistência ele concordou em pagar 2,2 milhões de dólares e emprestou (com juros de 10%) 1 milhão de dólares ao seu filho, Getty II, para completar a quantia (bom, agora eu sei porque ele se tornou um bilionário).

Getty III foi libertado no sul da Itália no dia 15 de dezembro de 1973. Na foto acima ele é fotografado na delegacia no dia em que foi solto. A polícia prendeu 7 sequestradores, mas apenas 17 mil dólares do resgate foram recuperados.

Getty III casou um ano depois com uma alemã, fato que irritou profundamente o seu avô que o deserdou. Em 1975 nasceu o seu filho, Balthazar Getty, que se tornaria um famoso ator de Hollywood tendo atuado em filmes de sucesso como Assassinos por Natureza, Jovem Demais Para Morrer e nas séries Alias e Brothers & Sisters.

Na Foto: John Paul Getty III

Na Foto: John Paul Getty III

Na Foto: Getty III e sua mulher Martine. Data: 11 de abril de 1975

Na Foto: Getty III e sua mulher Gisela Martine em uma festa em Los Angeles no dia 11 de abril de 1975. Neto de um dos homens mais ricos do planeta na época, seu avô o deserdou por achá-lo “tapado”, e certamente por medo da mulher do neto tomar o dinheiro da herança.

Na Foto: John Paul Getty III e sua família.

Na Foto: John Paul Getty III e sua família.

Na Foto: John Paul Getty III e seu filho Balthazar. Balthazar se tornaria um famoso ator de hollywood quando adulto.

Na Foto: John Paul Getty III e seu filho Balthazar. Balthazar se tornaria um famoso ator de hollywood quando adulto.

Na Foto: John Paul Getty III com sua mulher e filhos.

Na Foto: John Paul Getty III com sua mulher Gisela Martine e filhos, Anna e Balthazar. Data da Foto: 1976

Mas a vida para Getty III parecia destinada ao sofrimento. Depressivo devido o seu rompimento com o pai e avô, que custaram a pagar o seu resgate e viciado em drogas, em 1981, ele sofreu uma overdose que o deixou mudo, parcialmente cego e paralítico. Seu pai, Getty II, recusou-se a cuidar do filho e ele passou o resto dos seus dias confinado a uma cadeira de rodas.

Getty III foi um jovem rico e mimado que aprendeu na pele que o real significado da vida é amar e ser amado. John Paul Getty III faleceu em fevereiro de 2011, aos 54 anos, ainda refletindo suas mais conscientes palavras escritas ainda na sua adolescência:

“Coitado do rico. Eles são os pobres desta terra. Eles são uma minoria cuja desnutrição vem do espírito.”

Uma ótima matéria publicada no britânico Daily Mail, sobre Getty III, pode ser lida no link a seguir: Clique aqui.

Na Foto: John Paul Getty III e sua irmã Ariadne. Data: 2003.

Na Foto: John Paul Getty III e sua irmã Ariadne. Data: 2003.



Curta O Aprendiz Verde No Facebook

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." (Platão)
Deixe o seu comentario:
DarkSide Books

RELACIONADOS

Dupla Identidade – Bruno Gagliasso

Glória Perez

Ilana Casoy

OAV TV

OAV TV

Queremos Você!

Queremos Você!

Siga-nos no Twitter

Siga-nos no Facebook!

21 Anos de Arquivo-X

20 Anos da Execução de Andrei Chikatilo

20 Anos da Execução de John Wayne Gacy

O nascimento de um serial killer

Categories

Contribua com O Aprendiz Verde!

Bate-Papo

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers