Reportagem Retrô: Polícia prende serial killer imitador do Zodíaco

Reportagem Retrô é uma coluna do blog O Aprendiz Verde que traz reportagens, matérias e artigos antigos publicados em algum lugar do nosso tempo-espaço. Trazer essas matérias, sejam elas...
Heriberto Seda

Reportagem Retrô

Reportagem Retrô

Reportagem Retrô é uma coluna do blog O Aprendiz Verde que traz reportagens, matérias e artigos antigos publicados em algum lugar do nosso tempo-espaço. Trazer essas matérias, sejam elas úteis ou não, é uma forma de resgatarmos o passado, e por um instante ter um vislumbre daquele registro de época.

A reportagem retrô de hoje foi publicada no jornal Zero Hora de Porto Alegre há 17 anos atrás, e é sobre a prisão de um serial killer que aterrorizou Nova York em meados dos anos de 1990.

Polícia prende serial killer

  • Criminoso de Nova York pode ter atacado também na Califórnia

Publicado em 20 de junho de 1996 pelo jornal Zero Hora de Porto Alegre

Depois de três horas de tiroteio, a polícia de Nova York conseguiu prender Heriberto Seda, 26 anos, suspeito de ser o “assassino do zodíaco”, matador que espalhou pânico na cidade em 1990. O criminoso estava entrincheirado no seu apartamento no Brooklyn, em companhia da irmã, que foi ferida. No local, os policiais encontraram armamentos e evidências que ligam Seda ao serial killer (assassino em série).

As impressões digitais de Seda coincidem com as que foram descobertas há seis anos nos locais dos crimes cometidos pelo assassino do zodíaco e com as encontradas numa carta enviada ao New York Post. No apartamento havia também bombas e fuzis de fabricação caseira semelhantes aos usados pelo famoso homicida.

O zodiac Killer começou a atuar em 8 de março de 1990, quanto tentou matar quatro pessoas, dos signos de Escorpião, Gêmeos, Touro e Câncer. A próxima seria de Leão. Apenas uma, Joseph Proce (Touro), morador do Brooklyn de 78 anos, morreu. Nas cartas enviadas pelo criminoso à polícia, ele prometia assassinar 12 pessoas, uma para cada signo zodiacal.

Uma das vítimas sobreviventes lembrou que antes de disparar o homem perguntou sua data de nascimento. Os investigadores dos assassinatos e tentativas de homicídio estavam intrigados exatamente com o método usado pelo matador para saber os signos das vítimas. Os policiais chegaram a procurar a ajuda de astrólogos, astrônomos e outros estudiosos. O assassino sempre deixava junto aos corpos mensagens cifradas e sarcásticas, contendo referências à mitologia clássica, constelações e signos.

As ações do criminoso disseminaram o terror entre os novaiorquinos, aconselhados pelo chefe de investigadores, Joseph Borelli, a não comentarem suas datas de nascimento com estranhos. O então prefeito de Nova York, David Dinkins, ofereceu uma recompensa de US$ 10 mil para quem fornecesse informações sobre o assassino.

A polícia considerou a hipótese de o criminoso ser o mesmo que aterrorizou San Franciso, Califórnia, de 1966 a 1974, e garantiu ter assassinado quase 40 pessoas. Pelo menos seis vítimas fatais deste atirador foram confirmadas pelas autoridades. O caso nunca foi solucionado. Em 1994, o matador de Nova York escreveu uma cara ao New York Post, assumindo mais dois homicídios.

Reportagem original publicada no Jornal Zero Hora de Porto Alegre em 20 de junho de 1996. Imagem compartilhada por Lucy Schmitt.

Reportagem original publicada no Jornal Zero Hora de Porto Alegre em 20 de junho de 1996. Imagem compartilhada por Lucy Schmitt.

Nota do Aprendiz: O jovem psicopata novaiorquino Heriberto Seda foi um clássico assassino imitador cuja distorcida admiração pelo Zodíaco original o inspirou a empreender sua própria campanha homicida de tema astrológico. Diz-se que ele passa a maior parte do seu tempo debruçado sobre a Bíblia e citando as Escrituras para seus colegas de prisão.

Você tem alguma sugestão para a coluna Reportagem Retrô? Possui alguma revista ou jornal antigo com alguma matéria que acredita ser interessante para publicação? Então não deixe participar! Faça já sua sugestão!

Universo DarkSide – os melhores livros sobre serial killers e psicopatas

http://www.darksidebooks.com.br/category/crime-scene/

Curta O Aprendiz Verde No Facebook

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." (Platão)
Deixe o seu comentario:
DarkSide Books

RELACIONADOS

OAV TV

OAV TV

Queremos você!

Queremos Você!

O Aprendiz Verde no WhatsApp!

OAV no Whatsapp

Siga-nos no Twitter

As últimas notícias

Categorias

Receba nosso conteúdo no WP
Receba nosso conteúdo no WP