Serial Killer de Goiânia: mídia internacional compara assassino brasileiro a Ted Bundy e Jeffrey Dahmer

A prisão do serial killer goianiense Tiago Henrique Gomes da Rocha, 26, não só causou uma onda de espanto em todo Brasil como também estampou capas de jornais e sites ao...
Tiago - Serial killer - Goiânia 2

Serial Killer de Goiania

Na foto: Os serial killers americanos Ted Bundy e Jeffrey Dahmer e o brasileiro Tiago Gomes.

A prisão do serial killer goianiense Tiago Henrique Gomes da Rocha, 26, não só causou uma onda de espanto em todo Brasil como também estampou capas de jornais e sites ao redor do mundo. Veículos internacionais de comunicação deram grande destaque ao que eles chamaram de um dos serial killers “mais prolíficos do mundo.”

Desde o caso do Maníaco do Parque não víamos uma cobertura tão grande sobre um assassino em série no Brasil. A histeria midiática em torno dele pode vir de intenções obscuras, mas o fato é que este assassino realmente causou um grande impacto e sua história pode gerar estudos interessantes que vão desde a sociedade e sua reação quando o assunto são mortes de diferentes grupos – marginalizados e não marginalizados – até estudos ligados a psicologia, psiquiatria e direito.

O assassinato de 39 pessoas do handsome man chacoalhou até a mídia internacional. Para se ter uma ideia, a morte do presidenciável Eduardo Campos foi uma mera nota de rodapé em parcos jornais e sites. Já Tiago não. 

O Carbonated TV chegou a comparar Tiago a dois dos mais famosos serial killers da história. “Este serial killer é a resposta do Brasil para Jeffrey Dahmer e Ted Bundy.” A reportagem do site diz que Tiago não apenas tem a clássica beleza de seus rivais como também teve uma carreira de crimes mais longa (informação que não confere com as notícias divulgadas até agora). “Um caso que está garantido para atrair a atenção do mundo”, termina a reportagem.

É interessante notar como todos comentam sobre a “beleza” do serial killer goiano. E a beleza é uma característica citada em inúmeras reportagens. Afirmo com convicção que sua aparência está diretamente ligada a atenção que recebe. O conceituado The Mirror publicou várias reportagens sobre Tiago, em uma delas, o título diz: “Bonito serial killer brasileiro diz que mortes o ajudaram a tirar uma grande raiva de seu corpo”. O adjetivo “bonito” é usado em outras reportagens do jornal. A mesma tendência mostra o Daily Star: “assassino com cara de bebê”, diz a reportagem do periódico.

O mesmo The Mirror aproveitou-se do caso brasileiro para listar sete dos mais mortais serial killers da história moderna. “Seu nome agora será adicionado à lista dos mais notórios serial killers do mundo.”, diz a reportagem. A lista do jornal incluiu Harold Shipman (Inglaterra), Luis Garavito (Colômbia), Pedro Lopez (Colômbia), Daniel Camargo (Colômbia), Pedrinho Matador (Brasil), Kampatimar Shankariya (Índia) e Yang Xinhai (China).

O Daily Mail também fez sua lista da morte (o brasileiro Pedrinho Matador também está incluído) argumentando que “Se Gomes da Rocha for condenado pelos crimes que confessou, ele ganhará um lugar na história como um dos piores serial killers do mundo”.

A rede americana ABC News conversou com um conhecido nosso na tentativa de entender a mente de Tiago: o doutor em criminologia Scott Bonn (ver o caso do serial killer de Long Island). Provavelmente com informações superficiais sobre o caso, Bonn levantou a hipótese de Tiago ser um serial killer missionário (algo que refutamos em nosso texto sobre ele). “Há um tipo de serial killer chamado de serial killer missionáro e eles pensam que estão fazendo um favor para a sociedade. Moradores de rua se encaixam nesta linha,” disse o especialista. O criminologista comparou o número de mortes do goiano com o do americano Ted Bundy para dizer que Tiago poderá ser um dos mais mortais da história moderna. “Ele está lá em cima. Um dos mais prolíficos de nosso país é Ted Bundy, que matou 36.” Outro especialista em criminologia, o professor Steve Egger, também foi consultado pela emissora sobre o caso brasileiro e disse que não existe uma fórmula para saber porque homens aparentemente normais se engajam em atos tão hediondos. “Eles se parecem com qualquer um. E é como eles se safam”, disse o professor.

O USA Today repetiu a expressão “um dos maiores serial killers” em sua reportagem. Já o The Washington Post escreveu em sua página: “O mistério do brasileiro chamado de um dos mais prolíficos serial killers do mundo.” A reportagem do jornal destaca a áurea de mistério em torno do serial killer, mas faz uma ressalva com relação às suas confissões, dizendo que a polícia brasileira é conhecida por arrancar confissões a força. No fim, diz ser possível que Tiago esteja falando a verdade .

Outras importantes publicações que noticiaram a prisão de Tiago Henrique Gomes da Rocha incluem Le MondeTime, BBC, New York Daily News e Independent. Tiago ainda foi notícia no Egito, CatarDinamarcaChinaJapãoIrlandaMalta, Ucrânia, Rússia, Austrália, Cingapuradentre outros países.

Fontes consultadas: [1] Carbonated TV (This Serial Killer Is Brazil’s Answer To Jeffrey Dahmer and Ted Bundy); [2] The Mirror (Handsome Brazilian serial killer says murder spree helped get ‘great anger’ out of his system); [3] The Mirror (World’s worst serial killers: Is Brazilian security guard to join list of most prolific mass murderers?); [4] ABC News (Inside the Mind of an Alleged Brazilian Serial Killer); [5] Daily Mail (The serial killer aged just 26 who has confessed to 39 murders: Brazilian security guard becomes one of world’s most prolific killers with victims as young as 14.

Curta O Aprendiz Verde No Facebook


"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." (Platão)
Deixe o seu comentario:
DarkSide Books

RELACIONADOS

Dupla Identidade – Bruno Gagliasso

Glória Perez

Ilana Casoy

OAV TV

OAV TV

Queremos Você!

Queremos Você!

Siga-nos no Twitter

Siga-nos no Facebook!

21 Anos de Arquivo-X

20 Anos da Execução de Andrei Chikatilo

20 Anos da Execução de John Wayne Gacy

O nascimento de um serial killer

Categorias

Contribua com O Aprendiz Verde!

Bate-Papo

Blogs Brasil

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers