Siphamandla Khomo: suposto serial killer teria confessado assassinatos antes de cometer suicídio na prisão

O Ministro da Polícia da África do Sul, Bheki Cele, afirmou que Siphamandla Khomo, apontado como responsável pelos assassinatos de cinco mulheres em Mthwalume, um assentamento no município de...

O Ministro da Polícia da África do Sul, Bheki Cele, afirmou que Siphamandla Khomo, apontado como responsável pelos assassinatos de cinco mulheres em Mthwalume, um assentamento no município de Ugu, sudeste do país, teria confessado os homicídios.

O ministro confirmou que Khomo morreu na prisão, depois de supostamente cometer suicídio por enforcamento.

“Qualquer coisa que disséssemos sobre a morte dele no presente momento seria especulação. Como sabem, a lei determina que se eles [os suspeitos] morrem em custódia policial, o IPID [Independent Police Investigative Directorate] deve investigar”, afirmou Cele aos jornalistas em frente ao Tribunal de Umzumbe.

Ele disse ainda que os investigadores continuam no caso. “[Nós] enviamos mais quatro especialistas de Pretória para se juntarem à equipe [da província de KwaZulu-Natal]”.

Segundo o ministro, Khomo teria afirmado que há outras vítimas. O homem de 41 anos foi um dos dois acusados pelos assassinatos de cinco mulheres em Mthwalume entre abril e agosto de 2020. Os homens estavam detidos na Scottburgh Police Station e seriam apresentados no Tribunal de Umzumbe na segunda-feira, 17 de agosto.

O segundo suspeito foi solto no dia 17 de agosto por falta de provas, de acordo com a porta-voz da National Prosecuting Authority, Natasha Kara.

No mesmo dia, o Independent Police Investigative Directorate confirmou estar investigando as circunstâncias da morte de Khomo. De acordo com uma nota emitida pelo órgão, ele havia deixado a cela para realizar um procedimento legal, retornando pouco depois da meia-noite. O suspeito supostamente teria confessado, e levaria os policiais às cenas de outros crimes.

Ele foi encontrado no dia seguinte, pendurado no chuveiro e foi declarado morto pelos paramédicos e um legista. Khomo supostamente teria se enforcado utilizando o cordão de sua calça, segundo Cele.

Também em uma nota divulgada na segunda-feira, a secretária da African National Congress Women’s League, Nonhlanhla Gabela, afirmou:

“Exigimos uma investigação completa deste incidente. Estamos tristes por um dos suspeitos estar morto. Estamos buscando respostas. Ainda acreditamos que há corpos de outras mulheres por aí. Suspeitamos que há mais informações ocultas. Também solicitamos ao camarada Bheki Cele, Ministro da Police, que intervenha e apresente respostas.”

Gabela afirmou ainda que partido governista exigiu uma autópsia detalhada para revelar a verdade.

Seis mulheres foram encontradas mortas em áreas rurais de Mtwalume. Akhona Gumede, de 25 anos, Nosipho Gumede, de 16 anos, Nelisiwe Dube, de 22 anos, e Zama Chiliza, de 38 anos. Os corpos estavam em avançado estado de decomposição e foram identificados pelas famílias por meio de suas roupas. O quinto corpo, de uma mulher entre 20 e 30 anos, ainda não foi identificado. O sexto corpo foi encontrado em uma plantação de cana e também permanece sem identificação.

O corpo ainda não identificado da quinta mulher foi encontrado em uma região de mata nos arredores de Mtwalume. Créditos da imagem: Opera News.

Chiliza desapareceu em 6 de julho, e o corpo dela foi encontrado por mulheres que estavam recolhendo lenha na região. Os corpos de Akhona, Nosipho e Nelisiwe foram encontrados em plantações de cana em abril e julho. A descoberta dos corpos causou uma onda de pânico que levou o dono da propriedade, Siyabonga Gasa, a oferecer uma recompensa por informações que ajudassem na captura dos suspeitos.

Vídeo: Polícia encontra o corpo da 6ª vítima ligada aos assassinatos de Mtwalume

Fonte consultada: Alleged Mthwalume serial killer confessed and indicated that there may be more victims, says Bheki Cele. Independent Online.

Por:


Marcus Santana
Texto

Universo DarkSide – os melhores livros sobre serial killers e psicopatas

http://www.darksidebooks.com.br/category/crime-scene/

Curta O Aprendiz Verde No Facebook

Deixe o seu comentario:

RELACIONADOS

Receba nosso conteúdo por e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail:

OAV TV

OAV TV

Queremos você!

Queremos Você!

O Aprendiz Verde no WhatsApp!

OAV no Whatsapp

Siga-nos no Twitter

As últimas notícias

Categorias

× Receba nosso conteúdo no WP